A ideia de ser integral e bilíngue é uma proposta pioneira, inovadora, ousada e vem de encontro à percepção de que os tempos mudaram e a necessidade de se encontrar jovens e adultos bilíngues que atendem às exigências do mercado globalizado é cada vez maior. Diante disso e a partir do que já temos visto e experimentado há mais de dois anos com o Programa Bilíngue no contraturno vespertino, decidimos começar na educação básica o ensino da língua inglesa de forma intensiva e ao mesmo tempo lúdica, com professores fluentes e competentes na arte de ensinar um segundo idioma. Com uma proposta pedagógica abrangente, contextualizada e eficiente, compreendemos que para alcançarmos o sucesso total desse aluno, essa escola teria que ser em tempo integral. Daí o lançamento desse “produto” para a cidade de Anápolis e região. Uma escola integral e bilíngue. Esse é o nosso diferencial.

Programa Integral Bilíngue

O programa bilíngue funciona no contra turno do programa regular brasileiro, atualmente no turno vespertino. As crianças de 1° ao 7° ano são recolhidas em sala de aula pelas monitoras e levadas para o momento do almoço. A partir deste momento os alunos já encontram um ambiente na segunda língua. Durante todo esse momento as monitoras estão acompanhando os alunos. Às 13h30 inicia-se o horário de aulas. É ideal que as turmas fiquem separadas e que não haja mais de 15 alunos em cada turma. O ensino de línguas deve acontecer com um número reduzido de alunos por sala de aula em relação à sala de aula regular, pois a aquisição de uma segunda língua se dá por muita interação e o acompanhamento da aprendizagem, para que seja eficaz, precisa proporcionar uma forte proximidade entre o professor e o aluno.

As aulas são todas ministradas em inglês. As aulas bilíngues são direcionadas em áreas interculturais, com um material de língua inglesa que direciona os professores no ensino-base da língua, e um calendário de datas históricas e/ou comemorativas tanto no Brasil como nos países falantes de língua inglesa, onde os alunos são ensinados e desafiados a conhecerem mais sobre a cultura e comportamento das pessoas nesses países. Entre esses tópicos, as atividades são direcionadas dentre varias formas, como teatro, musicais e gincanas, assim os alunos tem no período integral um momento de muita interatividade e diversão, onde eles aprendem de forma mais atrativa. Há cinco aulas por dia, contando o horário da atividade física e estudo diário.

O programa oferecerá atividades esportivas três vezes por semana, conforme a proposta abaixo, sendo que as opções deverão ser apresentadas no ato da matrícula, momento em que a família deverá assinalar o esporte escolhido.

1º e 2º anos – Um esporte a escolher dentre dança e judô para praticar 2x/semana e natação 1x/semana (para toda a turma)

3º e 4º anos – Um esporte a escolher, entre dança e futsal, para praticar duas vezes por semana e uma vez por semana um esporte comum para todos

Para as faixas etárias acima, pretendemos organizar os horários com os professores de Educação Física da equipe e, dependendo do número de matriculados e das opções feitas por eles durante a matrícula, estudaremos se as modalidades serão oferecidas para as duas séries juntas formando uma única turma (horário) ou se os alunos ficarão junto aos que vêm para o esporte do programa regular.

5º, 6º e 7º anos – Um esporte a escolher, entre judô, natação, dança, futsal, handebol e basquete por duas vezes na semana e um esporte comum a todos uma vez semana

Para esta faixa etária, os alunos escolherão as modalidades e a praticarão junto com os alunos do programa regular, duas vezes por semana. O esporte a ser definido uma vez por semana será ministrado pelo professor titular do bilíngue acompanhado de um estagiário da Educação Física. Há um intervalo de 20 minutos, onde os alunos têm a oportunidade de lanchar. Os professores e monitores acompanham os alunos e o inglês está presente também neste momento. No momento de estudo diário os professores e monitores ajudam os alunos a fazerem a tarefa do programa brasileiro. Assim, como os alunos do integral bilíngue já passam cerca de 10 horas no colégio, quando chegam em casa já estão com a tarefa feita, ou quase toda feita. Não passamos tarefa de casa no programa bilíngue, justamente para não acrescentar mais peso à rotina dos alunos.

A metodologia utilizada no ensino bilíngue é a de imersão. Esse método envolve o ensino por falantes nativos do idioma e expõe os alunos ao processo natural de aquisição de uma segunda língua. No processo de aprendizagem pelo método de imersão as crianças usam o segundo idioma para se relacionar com o mundo de um modo lúdico e espontâneo. Ficam envolvidas em um ambiente onde apenas o idioma estrangeiro é utilizado. Como resultado, aprendem inconscientemente e com naturalidade, perdendo suas inibições iniciais, e o idioma estrangeiro passa a ser um hábito quase intrínseco. As crianças começam o processo de aprendizagem desenvolvendo uma compreensão passiva do novo idioma e isto é alcançado, por exemplo, por meio da utilização de figuras, gestos e símbolos. Gradualmente, passam a utilizar ativamente o segundo idioma, assim o desenvolvimento linguístico da criança e o conhecimento do mundo progridem de mãos dadas.

Recursos Oferecidos

• Programa: tarefa feita na escola – Com acompanhamento de monitores
  • Estudo diário – individual e coletivo – Com acompanhamento de monitores
  • Professores qualificados