A Associação Educativa Evangélica (AEE) celebra o primeiro ano do Projeto Seeds (sementes, em inglês), uma iniciativa que tem transformado a realidade de crianças matriculadas na Escola Municipal Modelo, de Cocalzinho de Goiás, atendidas também em outro projeto da AEE, o Agnes Wadell Chagas. As ações são desenvolvidas na Fazenda Betel, propriedade da instituição, localizada a 18 km do município. Idealizado por Fernanda Bernardo de Carvalho, coordenadora pedagógica do Programa Bilíngue do Colégio Couto Magalhães, o projeto nasceu do desejo de oferecer às crianças da região a mesma oportunidade que mudou sua própria trajetória: o acesso a uma educação de qualidade por meio do ensino de inglês.
Ao conhecer de perto as limitações enfrentadas pelos alunos do 1º ao 5º ano, que não tinham condições de estudar outro idioma, Fernanda apresentou à AEE proposta de parceria com o Projeto Agnes. Nascia o Seeds, estruturado para ampliar horizontes, despertar potencialidades e plantar sementes de conhecimento capazes de transformar gerações, afirma Fernanda.
Segundo ela, ver o projeto completar seu primeiro ano é motivo de profunda gratidão: “O Seeds nasceu do meu desejo de retribuir aquilo que um dia recebi. A educação bilíngue mudou a minha vida, e eu queria que essas crianças tivessem acesso à mesma oportunidade. Hoje, ao ver o brilho nos olhos delas e o quanto avançaram, sinto que estamos plantando sementes que vão acompanhar essas famílias por toda a vida.”
O programa funciona com aulas gravadas no estúdio do departamento de Educação a Distância (EAD) da AEE, ministradas por professores voluntários comprometidos com a missão de servir. As crianças recebem gratuitamente todos os materiais didáticos, incluindo livros importados da Cambridge University Press, referência mundial no ensino de inglês. Além das videoaulas, o projeto prevê acompanhamento presencial periódico, fortalecendo o aprendizado e o vínculo entre escola, comunidade e famílias.
Mesmo em seu primeiro ano, os resultados são expressivos. O interesse pelo idioma cresceu, o vocabulário se ampliou e o entusiasmo das crianças em aprender algo antes tão distante de sua realidade se tornou evidente. Pais e responsáveis relatam mudanças significativas na motivação e no desenvolvimento dos filhos.
Para Maria Eloiza Gomes, mãe de uma das alunas atendidas, o Seeds representa uma oportunidade antes inimaginável: “Como eu iria conseguir pagar um curso de inglês para a minha filha, sendo que a renda é curta? Quando eu imaginaria ver minha filha aprendendo, falando e praticando inglês morando no interior de Goiás? Nunca. Vocês fazem o que para a maioria seria impossível. Vocês fazem diferença na vida da minha filha e na minha casa.”
Esse agradecimento aconteceu durante o evento de encerramento do ano letivo e do primeiro ciclo do projeto, realizado no Thanksgiving Day (27 de novembro), tradicional feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, e um momento simbólico de celebração e reconhecimento das conquistas alcançadas. A programação reuniu famílias e alunos em apresentações especiais, jantar comunitário e homenagens, especialmente aos estudantes do 5º ano que concluíram sua etapa no programa. Como incentivo à continuidade dos estudos, cada criança recebeu uma Bíblia bilíngue (português–inglês), presente da AEE.
Com um ano de atuação, o Seeds já demonstra que seu impacto vai muito além do ensino de um novo idioma. Ele tem cultivado esperança, fortalecido laços e criado oportunidades reais para as crianças, destacou o presidente da AEE, Ernei de Oliveira Pina. Ele acrescentou: “A AEE celebra o avanço da iniciativa e reforça seu compromisso com uma educação transformadora, capaz de alcançar vidas e abrir caminhos onde antes não havia possibilidades”.


