O Colégio Couto está investindo cada vez mais nos esportes. Além de oferecer ensino de qualidade, a unidade, mantida pela Associação Educativa Evangélica, tem alocado esforços na formação de atletas brasileiros. Prova disso é que a instituição está se preparando para participar dos Jogos da Juventude 2022, que ocorrerá até o dia 17 de setembro em Aracajú (Sergipe).

Clara Vieira Amorim, de 16 anos e estudante do ensino médio do Couto, é uma das atletas que estará presente na competição de natação, onde fará sua participação de 03 a 05 de setembro. A aluna, campeã do Centro-oeste e campeã e recordista goiana, começou a nadar aos 10 meses de idade e ingressou na natação profissional em 2014. Ela já teve o melhor tempo do Brasil por três anos consecutivos em quatro provas.

“Com muito orgulho, vou representar o Colégio Couto Magalhães e o Estado de Goiás em Aracajú. É a terceira vez que participo de um campeonato nacional como esse. As minhas expectativas são muito altas, devido ao trabalho de treinamento que venho fazendo, tanto dentro da piscina quanto na musculação, assim como nos trabalhos de terra que nós fazemos diariamente. É um trabalho contínuo. Estou na UniEVANGÉLICA desde 2014, sempre trabalhando para melhorar. Eu espero muito trazer uma medalha para o Couto e o Estado de Goiás”, declara Clara.

Azemar Torres Júnior, coordenador de esportes do Couto e técnico de basquete da UniEVANGÉLICA e do Colégio Couto Magalhães, demonstra seu orgulho pela atleta: “para nós, a participação da Clara é motivo de grande orgulho. Estamos investindo em um trabalho pesado para fomentar o esporte em todas as suas vertentes. No badminton, por exemplo, nós somos a quarta melhor equipe do Estado no nível escolar. Temos também a quarta melhor equipe do estado no basquete juvenil e, no início de outubro, o basquete infanto-juvenil vai disputar a fase estadual dos jogos estudantis. Produzimos novos talentos e acreditamos no trabalho sério e focado dos professores”.

Sobre os Jogos

Jogos da Juventude é considerada a principal competição de base do país, reunindo  os melhores atletas do Brasil na faixa etária até 17 anos na disputa de 16 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e wrestling).

Um dos diferenciais dos Jogos da Juventude é o projeto denominado “Caminho do Atleta”, com oportunidades em diferentes ações, com o objetivo de continuidade no seu processo de desenvolvimento. De olho na identificação de talentos para o alto rendimento, a competição terá um centro de avaliação e monitoramento dos talentos e observadores técnicos das seleções brasileiras de categorias de base.

O atual modelo da competição também dará protagonismo aos estados para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a seleção estadual poderá ser composta por atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Com isso, cada estado poderá selecionar os melhores atletas para suas equipes. Para assegurarem sua presença no evento, os atletas devem estar matriculados em instituições de ensino e participar das seletivas classificatórias organizadas pelas 27 unidades federativas (26 Estados e o Distrito Federal), que contemplam mais de 2 milhões de jovens, de 40.000 escolas e 3.950 cidades brasileiras.